
A
VELOZPÉDIA
Angiologia
Pesquisa por Patrícia Fraga Paiva
Coordenadora de Mídia da SABACV
Etimologia: angio, do grego aggîon – vaso circulatório sanguíneo ou linfático; logia, indicativo de ciência, tratamento sistemático de um tema, a partir da Idade Média é recorrente na formação de nomes de ciência, especialização científica.
Significado: Parte da anatomia que estuda o coração e os vasos sanguíneos e linfáticos; ramo da medicina que estuda as doenças vasculares e seu tratamento; especialidade médica.
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
Aneurisma
Pesquisa por Camylla Santos de Souza
Presidente Fundadora da SABACV
Aneurisma é a dilatação anormal do segmento de um vaso sanguíneo, causado pelo enfraquecimento de suas paredes, principalmente da camada média nas artérias. Sua etiologia está relacionada a alterações genéticas, degenerativas, ateroscle-róticas, inflamatórias, infecciosas e/ou traumáticas. Apesar de aneurismas poderem ocorrer em qualquer vaso do corpo, são mais comuns na aorta (ascendente, torácica ou abdominal) e nas artérias cerebrais.
O aneurisma pode ser sacular (em forma de "saco", esférico) ou fusiforme (em forma de "fuso", alongado). Sua clínica se apresenta desde assintomática (em 90% dos casos) até uma dor súbita lacerante (caracterizando a ruptura do aneurisma). O tratamento de aneurismas pode ser tanto cirúrgico como conservador, e depende do seu tamanho e taxa de crescimento ao ano, bem como da presença de fatores de risco e sintomas do paciente em questão.
