top of page

B

VELOZPÉDIA

   Bypass

Pesquisa por Marina de Paulo Sousa Fontenele Nunes 

Coordenadora de Mídia da SABACV

O termo bypass é de origem inglesa que significa contornar, desviar, passagem secundária ou dar a volta. Esse procedimento é indicado para tratamento de obstrução arterial por lesão aterosclerótica na aorta, nas artérias ilíacas ou artérias da perna, o qual consiste na reconstrução do fluxo sanguíneo por meio de um enxerto, que pode ser uma parte de uma das veias ou um tubo sintético conectado acima e abaixo de um bloqueio, permitindo que o sangue flua, contornando a lesão.

O procedimento pode ser realizado, no tratamento da doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), quando o tubo é implantado em artérias das pernas ou mesmo dos braços. Os principais sintomas dos pacientes com DA podem ser identificados com a presença de membros frios, perda de pelos, claudicação nos membros durante atividades, o desenvolvimento de úlceras que não cicatrizam e gangrena. Antes da realização do procedimento, é necessário que se faça alguns exames para se localizar o bloqueio e escolher o melhor local para colocar o enxerto. Segue a lista abaixo:

As cirurgias de bypass arterial e bypass periférico têm grandes taxas de sucesso. A maioria dos doentes submetidos a cirurgia de um Aneurisma da Aorta Abdominal recuperam bem, exceto no caso de rutura. O procedimento necessita de anestesia para sua realização, onde o tipo de anestesia dependerá do local que será abordado. Os principais riscos da cirurgia serão listados na tabela a seguir.

Pesquisa por Fernanda Almeida Andrade

Vice-presidente da SABACV

   Balão de Angioplastia

Angioplastia de balão, também chamada de angioplastia de balão simples ou clássica (ABS), amplia o vaso estreitado por um êmbolo/trombo mecanicamente. Se houver um risco elevado de recaída, pode ser necessário introduzir um balão revestido com fármaco após o alargamento mecânico ou o uso de stent. A angioplastia com balão é rotineiramente realizada em uma sala especial de um hospital chamado laboratório de hemodinâmica ou  de cateterismo, sob anestesia local.

© 2017 por SABACV - Sociedade Acadêmica Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. 

bottom of page