
T
VELOZPÉDIA
Tromboflebite
Pesquisa por Samuel Günther Haddad
Coordenador Multidisciplinar da SABACV
Tromboflebite consiste em uma inflamação mais a presença de trombo em uma das veias superficiais tributarias dos membros inferiores. Costuma haver confusão com os termos flebite e trombose, o primeiro é utilizado quando há inflamação associada à dor em uma das veias superficiais tributárias, porém, na ausência de trombo, diferenciação que foi facilitada pelo uso mais amplo do eco doppler. Já o segundo se restringe há presença de trombos nas veias mais profundas, essencialmente axiais.
A tromboflebite é um processo benigno, geralmente auto limitado com poucas chances de complicação. Costuma estar relacionada com a famosa tríade de Virchow: estase venosa, hipercoagulabilidade e disfunção endotelial. Tais critérios são predispostos por diversas situações clínicas, tais como: Imobilidade prolongada, após cirurgia ortopédica, por exemplo, gravidez, obesidade, infecção e até mesmo algumas neoplasias.
O diagnóstico é uma soma da clínica com o doppler e, mais raramente, demais exames complementares.
Nos casos de doença, não complicada o tratamento se resume a alívio dos sintomas e em esforços para evitar a progressão da doença para trombose. Dessa forma orienta-se elevação dos membros, compressas, anti inflamatórios não esteroides e em alguns casos terapia de compressão com meias elásticas. O uso de antibióticos é restrito, devendo este recurso ser usado apenas quando houver sinais indicativos para tal.
